Minha Opinião

Lugar que escolhi para poder postar minhas opiniões sobre diversos assuntos e compartilhar com a opinião de quem as comenta.

domingo, 6 de março de 2011

CARNAVAL DE OUTRORA

Recebi um e-mail esta semana, com um editorial de Raquel Sherazade, repórter de uma emissora da Paraíba, que alguns determinaram como polêmico, mas acredito que seja uma opinião verdadeira.
Nos expôs uma face do carnaval que se perdeu. O da alegria e divertimento.
Saíamos de casa na intenção de nos divertir, conhecer gente nova, novas amizades... fantasiávamos de índio, colombina, Cowboy, e de vários personagens.
Não vou esconder que haviam confusões. Alguns otários brigando, e tudo mais. Mas os motivos eram diferentes. Tolos, mas diferentes. E essas tolices terminavam ali. Não viravam rixas de gangues.
Mas o carnaval era pra todos.
Somente nos municipais, em lugares fechados, haviam toda aquela pompa, glamour, e somente para os ricos.
Mas na rua, era democrático. Todos participavam.
Eu morava em Santos, e nos desfiles das escolas de samba, eu ficava no meio da avenida, cercada por cordas, vendo o desfile. Sentava no meio-fio para descansae entre um desfile e outro. Não havia essa de correr pra comprar ingresso, a preços abusivos, pois a profissão que mais cresceu hoje, com essa forma de ver os desfiles, foi a do cambista.
No depoimento, não consegui ver nenhum ponto de exagero. Nas ambulâncias, policiamento, e preocupação com doenças transmissíveis.
Em sua ultima frase, não creio que seja uma forma saudosista de ser, mas sim, triste com o rumo que a festa tomou...
Só tenho uma pena nisso tudo...
Na quarta-feira de cinzas, esse depoimento já terá sido esquecido....

Verdade do carnaval

* clique em comentários e deixe o seu.

Um comentário:

  1. Gostei da publicação. Realmente o carnaval perdeu o sentido... Já iniciou pelos sambas enredos. Antes de fácil memorização. Cadenciados, e hoje, métricos. Gostei muito de poder participar de um blog não profissional, mas com um bom conteúdo!

    ResponderExcluir